
Rampa de Boticas recebe o duelo final
A oitava e última prova do ano será decisiva para a atribuição do título absoluto, estando ainda em liça mais algumas discussões acesas, destacando-se a "batalha" intensa pelo triunfo final na Divisão Turismo 3. Aplausos ainda para as quase seis dezenas de inscritos na prova.
5110 metros, com uma inclinação média de 9,2% e um acumulado de subida de 727 metros. Eis o palco desafiante montado em Boticas, que irá receber o "show" final do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, com a festa a prometer ser rija na emoção e na competição.
Sob a batuta organizativa do Demoporto, o belo concelho cravado no coração transmontano recebeu os favores da "Família da Montanha" que acorre a esta oitava e última jornada do ano em massa. 50 inscritos nas lides do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, a que se juntam mais 6 na Rampa Regional, atestando, uma vez mais, a saúde qualitativa e quantitativa que a modalidade tem ostentado ao longo de 2022.
Hélder Silva ou José Correia. Osella PA2000 EVO 2 PA.30 ou Norma FC20
Eis a questão maior para decidir em Boticas.
Ou o piloto poveiro da Power House renova o título conquistado em 2021, ou o "patrão" e piloto da JC Group Racing recupera o ceptro que tinha conquistado em 2020.
Hélder Silva parte como favorito, não só porque lidera destacado a tabela pontual como lhe basta pontuar em Boticas para resolver a questão. O ponto que obterá caso participe na 1ª Sessão de Treinos Oficiais selará o título e libertará o piloto para se focar na luta pela vitória na prova, sabendo que José Correia tudo fará para o contrariar e regressar aos triunfos.
Mas os dois não estão sós neste debate competitivo pelo triunfo na pista transmontana.
Vindo da sua primeira vitória absoluta na carreira, António Rodrigues aparece muito motivado e ciente de que tem argumentos para vencer. O piloto do SilverCar EF10 da NJ Racing/Lusimed terá uma palavra forte a dizer na contenda, bem como também acontece com o espanhol César Rodrigues Alonso (Osella PA21 Jrb), a atentar pela competitividade que demonstrou em anteriores presenças no campeonato.
Também "rasgadinho" vai ser o embate entre os Protótipos B
Entre os GT, destaque para a ausência de Vítor Pascoal. O baionense já é campeão, após a vitória no Caramulo o consagrar pela segunda vez na carreira e optou por fazer alguns ralis até ao fecho da temporada.
Será interessante de seguir o duelo muito aberto que se antevê entre Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) e o espanhol Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP), ficando a aguardar um deslize do duo o bracarense Daniel Vilaça, no seu Nissan Nismo 370Z.
Nos Turismo, é expectável que logo na sessão inaugural de treinos cronometrados, Luís Nunes (Skoda Fabia R5) resolva a questão matemática do quarto título nacional da categoria, ficando assim livre para lutar por mais um triunfo na categoria e na Divisão 1, onde está ainda invicto nesta época.
Nesta divisão particular, reservada aos carros com quatro rodas motrizes, a luta pelo pódio será protagonizada pelo Mitsubishi Lancer EVO X de Carlos Gonçalves e os Subaru Impreza WRX de Daniela Marques e Pedro F. Marques.
Na Divisão Turismo 2, onde competem os carros da categoria com duas rodas motrizes e motor com cilindrada igual ou superior a dois litros, Joaquim Teixeira, no Cupra TCR da JT59 Racing Team quererá não só manter a invencibilidade na divisão, mas, sobretudo dar tudo para conquistar a terceira vitória da temporada na categoria.
A diferença entre os três na última prova, no Caramulo, foi medida à centésima de segundo e tudo aponta para que voltemos a ter a mesma "dose" de imprevisibilidade no resultado, fruto do equilíbrio de performance, em Boticas. Vai ser intenso!
A lista dos Legends incluiu ainda Miguel Gonçalves, no Peugeot 106 S16 da MNE Sport e João Vasques, tripulando um BMW 318is.
Quanto aos Clássicos, a refrega pela última vitória na temporada vai ficar reservada aos dois pilotos dos Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team. Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro protagonizarão assim mais um dos muitos duelos que já travaram nas suas carreiras.
"Patrão fora", luta aberta nos 1300
Na linha da frente do favoritismo, partem João Diogo Santos (Fiat Punto 85 Sport) e Eva Laranjeira (Peugeot 205 Rallye), sendo de esperar que Rita Matos (Fiat Uno 45S), o crónico candidato entre os Clássicos 1300, José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) e ainda Daniela Ferreira (Citroen C1) queiram tudo fazer para reservar um lugar no pódio final.
No domingo, o Warm-up matinal está marcado para as 10.00 horas, antecedendo a última Subida de Treinos da prova. Depois, será tempo de todas as decisões, com a 2ª e a 3ª Subida de Prova, que terão início após o meio-dia.
FPAK
Portugal, 21 Setembro 2022