O pódio absoluto de tempos incluiu outro piloto espanhol. César Alonso (Osella
PA 21 JRB) foi apenas duas décimas de segundo mais lento do que José Correia,
sendo terceiro.
Logo atrás, Miguel Matos voltou a brilhar com o GRIIIP G1-17, realizando a
quarta melhor marca, a 4,3 segundos de Senin, ele que compete na recém-criada
Taça de Portugal de Monolugares de Montanha.
Também Nelson Andrade voltou a privilegiar o espectáculo com o seu kartcross
AG1000. Com a questão da taça reservada a esse tipo de bólides, o "Furacão da
Madeira" apontou à luta dos tempos da geral e, mesmo numa rampa que não lhe é
favorável, rodou na parte da frente do pelotão.
Na "guerra dos GT" Vítor Pascoal (Porsche 991 GT3 CUP) foi o mais forte na
subida de prova, sendo de destacar que parte para o segundo dia tendo na sua
"cola" a regressada Gabriela Correia, que assinou uma exibição de fino recorte
aos comandos do Mercedes AMG GT-4. 2,1 segundos separaram-nos após este
primeiro dia.
Pedro Marques encarou o dia inicial da rampa com notórias cautelas. Sabendo
que é favorito nas contas do título, o piloto do Porsche 991 GT3 Cup da Mobycar
fez o terceiro tempo, a pensar nos pontos que necessita para selar o
campeonato.
Já na Categoria Turismos, o já tricampeão nacional Luís Nunes rodou de
forma a se perceber que quer o pleno de vitórias na categoria e na Divisão 1,
tendo aqui atrás de si, Pedro Marques e Daniela Marques, ambos em Subaru
Impreza. Foi 10º da geral e parte para o dia de amanhã, nas contas da categoria,
com 3,5 segundos de vantagem sobre outro já titulado: Joaquim Teixeira. Por seu
lado, o transmontano do Cupra TCR não deu veleidades na Divisão 2, onde lidera
isolado após este primeiro dia. Luís Silva (BMW M3) é segundo desta divisão e
terceiro da categoria. Já Manuel Rocha e Sousa colocou o Cupra TCR no terceiro
posto da divisão.
Quanto à luta na Divisão 3, onde o título está em aberto, soaram os alarmes
para os lados do NSF Racing Team. Sérgio Nogueira chegou a Boticas com primazia
no favoritismo quanto o título, mercê das quatro vitórias em seis possíveis. Um
problema na caixa de velocidades do Renault Clio RS fez o piloto abandonar numa
subida de treinos e na de prova e agora tem forçosamente que fazer tempos nas
duas subidas de prova de amanhã, para poder se classificar nesta última tirada
do campeonato.
Já Parcídio Summavielle, o outro candidato ao título, esteve sempre muito
forte com o seu Renault Clio RS R3 da Uzo e estabeleceu sempre a melhor marca
em todas as subidas do dia, liderando agora na frente de Carlos Silva, também
num Clio RS, enquanto José Cardoso colocava o seu Citroen Saxo no terceiro
posto da divisão.
Nos Clássicos, o flaviense Luís Delgado impôs o seu potente Ford Escort RS
1600, tendo 6,6 segundos de vantagem sobre o Ford Escort RS 2000 de José Pedro
Gomes.
Parcídio Summavielle que, nesta rampa, decidiu competir em duas frentes, colocou
o seu Datsun 240Z no terceiro lugar provisório deste campeonato.
De regresso ao campeonato, após algumas provas de ausência, Carlos Oliveira
impôs a potência do Ford Sierra RS Cosworth nas lides dos Legends. E fê-lo
sempre por larga margem sobre a demais concorrência. Quem mais perto chegou foi
o Porsche Boxter de Rui Meireles que, na subida de prova, se quedou a 9,9
segundos de distância. O pódio provisório, após esta primeira refrega, fica
completo com o terceiro posto de Gonçalo Janeira, sempre muito eficaz aos
comandos do Citroen AX GTi.
Na Taça de Portugal de Montanha 1300, Tiago Santos impôs a sua lei, levando
sempre o Citroen AX Sport ao triunfo em todas a subidas. Na de prova, deixou
Marco Figueiredo (Toyota Starlet) a 9,9 segundos de distância. Também nos
Clássicos 1300 o domínio foi total por parte de um dos protagonistas. José
Pedro Figueiredo (Datsun 1200) foi o mais rápido ao longo de toda a tarde e
rodou na subida de prova 28,2 segundos mais rápido do que o Autobianchi A122
Abarth de Domingos Fernandes.A jornada de amanhã, domingo, arrancará com nova sessão de "warm up" pelas
dez da manhã. Depois, será tempo de mais uma subida oficial de treinos, antes
das duas decisivas subidas de prova que fecharão o programa competitivo da
última prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.